Quem somos...

A Associação Cultural e Carnavalesca Afoxé Ganga Zumba fundada em 1° de maio de 1992 no bairro de Pau da Lima, iniciou suas atividades como bloco afro, mas tarde migrou para o seguimento de afoxés, por sua forte ligação com os terreiros de candomblé, característica marcante que tem como objetivo apresentar nas ruas de forma sincrética atividades relacionadas com a religiosidade de matriz africana.
O nome dado a instituição é uma homenagem ao grande líder Ganga Zumba, que lutou pela liberdade do povo negro escravizado no Brasil.
Com o passar dos anos a instituição passou a preocupar-se com as faltas de políticas públicas oferecidas a população negra na Bahia, passando a realizar atividade sócia educativas para o povo da sua comunidade instalando-se no Bairro da Mata Escura, uma local com fortes influências negras devida à grande quantidade de terreiros de candomblés e de enorme contribuição cultural ao estado da Bahia.
“Culturalmente a instituição desenvolve diversos trabalhos participando do Carnaval de Salvador há 15 anos» apresentando-se em uma turnê em Bueno Aires e através de sua banda percussiva apresentou-se também em locais como: Aracaju – Se; interiores da Bahia: Serrinha, Conceição do Coité, Feira de Santana; região metropolitana de Salvador: Lauro de Freitas, Camaçari, Dias D 'Ávila, Simões Filho, com apresentações e participações em eventos populares com parceria cultural com Angola em 27 de Janeiro de 2006.
Na comunidade desenvolvemos atividades, realizamos ensaios, concursos, festivais que fortalecem e garantem a participação do bloco no carnaval de Salvador, além de revelar talentos que se destacam nas atividades.
Socialmente a Associação garante sua contribuição, desenvolvendo atividades através de cursos de corte e costura, dança afro, capoeira, percussão para bandas e Ogans para o candomblé, trança afro e bimestralmente palestras e seminários ligadas às atividades informativas e educativas para o povo da comunidade.
Outro destaque é sua veiculação da instituição a três respeitáveis terreiros de Candomblés; Ilê Axé Adebolá; Ilê Ase Babá Yá Lêkwê e Ilê Ase Ayara Adagomim, no compromisso de preservar e defender a história e religiosidade africana no Brasil

terça-feira, 17 de maio de 2011

Conclusão da pesquisa realizada em 12/05/2011

Os projetos realizados pela instituição, enfoca a cultura afro-brasileira, relacionada com atividades sociais, em prol de pessoas necessitadas, no qual o Direito se inclui de forma auxiliar.
Essas atividades sócio-educativas relacionadas com sincretismo e a religiosidade se desenvolvem através de parcerias advindas de empresas que se preocupam com a falta de políticas públicas, que por obrigação é função do Estado.
Com essas parcerias podem proporcionar aos mais necessitados a realização de palestras, cursos profissionalizantes, recreações para as crianças, vinculação direta com oportunidade de empregos, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário